sexta-feira, 6 de setembro de 2013

O melanoma maligno

Melanoma maligno é um câncer de pele grave, por produzir metástases com rapidez. O melanoma maligno atinge a melanina que são as células que dão cor à pele, podendo afetar as áreas do corpo expostas ou não ao sol.

Melanoma maligno tem cura

O melanoma maligno tem cura quando ainda não é metastático, por isso é importante que o paciente que tenha tido melanoma assim como seus parentes diretos façam exames de rastreio no dermatologista anualmente para evitar a evolução maligna de alguma lesão da pele.
Este tipo de câncer de pele pode ocorrer em jovens e adultos de todas as idades e raças e atingir além da pele as mucosas da vagina, esôfago, ânus ou intestinos e também os olhos, neste caso chamado melanoma orbital.

Tratamento do melanoma maligno

O tratamento do melanoma maligno é diferenciado de acordo com o estadiamento da lesão.
O tratamento do melanoma maligno graus I e II  se dá com cirurgia para retirada da lesão, para que seja evitado um possível retorno da doença naquele local da pele.
Após a intervenção cirúrgica no local, novos exames deverão ser solicitados a fim de identificar novas lesões, e caso haja metástases na região anteriormente tratada, deverá ser feita nova cirurgia com radioterapia. Classifica-se como melanoma grau III.
Quando se encontram metástases do melanoma maligno em órgãos distantes da lesão inicial, trata-se de um melanoma de grau IV, e neste caso o tratamento é paliativo com quimioterapia e o paciente é considerado incurável.

Fotos do melanoma maligno


Tipos de melanoma maligno 

Os tipos de melanomas malignos podem ser:
  • Melanoma lentiginoso acral: Atinge geralmente as palmas das mãos, solas dos pés e unhas, sendo o melanoma mais comum em negros, asiáticos e hispânicos;
  • Melanoma extensivo superficial: Tipo mais comum de câncer de pele e seu aparecimento em pacientes de pele branca é mais observado;
  • Melanoma nodular:Tem aparência elevada da pele em cores preta azulada e vermelha azulada como mostra a imagem - esse tipo de câncer de pele tende a se espalhar com mais facilidade pelo organismo;
  • Melanoma lentigo maligno: Mais observado em áreas que estão mais expostas ao sol como face,pescoço e dorso das mãos, geralmente em pacientes idosos.

Sintomas do melanoma maligno

Os sintomas do melanoma maligno geralmente não provocam dor e são identificadas através da alteração de tamanho, forma, cor e texturas dos sinais ou manchas existentes na pele.
Alguns dos principais sintomas do melanoma maligno são:
  • Manchas pré existentes que se alteram de tamanho;
  • Aparecimento de manchas ou sinais na pele com contornos irregulares;
  • Coceira num sinal já existente;
  • Sangramento ou liberação de líquidos.

Diagnóstico do melanoma maligno 

O diagnóstico do melanoma maligno é feito através de exames como:
  • Biópsia da lesão;
  • Dermatoscopia, que mapeia as manchas e sinais do corpo;
  • Ressonância magnética;
  • Tomografia computadorizada.
De acordo com o estadiamento do melanoma o médico decidirá qual será o exame de diagnóstico mais eficiente mediante cada caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário